Cuidar da dentição de nossos amigos de estimação, infelizmente, ainda não é um ato comum. Cada vez mais, a orientação dos médicos veterinários vem sendo a prevenção da saúde bucal de nossos amiguinhos. Há muito tempo a orientação pediátrica dos veterinários é estar atento à esses cuidados com os filhotes. Assim, eles costumam indicar a escovação caseira como um primeiro passo para a prevenção do tártaro.
Com o avanço e as melhorias do mercado pet, existem atualmente, muitas clínicas e médico veterinários especializados em odontologia animal. O aumento da procura por artigos especializados em animais de estimação tem crescido a cada dia, com isso a melhora na qualidade de vida de nossos amigos tem sido o principal objetivo dos amantes de animais. "Nesse caso o serviço odontológico e as especializações estão aumentando", afirma o médico veterinário.
A escovação caseira é importante, mas com o crescimento deve-se procurar uma clinica especializada pelo menos uma vez por ano. "Esse serviço pode ser encontrado em muitos pet shops", afirma Molina. Esse processo de higiene do animal é importante mesmo para aqueles animais que se alimentam apenas de ração.
Casos mais graves, como gengivites (inflamações ou infecções da gengiva), estão associados à alimentação incorreta e à falta de higiene. "Os animais que se alimentam somente com ração tem uma menor probabilidade de terem tártaro, mas isso não significa que não é necessário se ter cuidados com sua dentição", afirma o médico veterinário.
Em relação a dentição os cuidados com cães de pequeno ou grande porte é praticamente o mesmo. Os cães de pequeno porte têm grande incidência de tártaro, pois convivem mais próximos dos humanos e, principalmente, das crianças. Dessa forma, eles com certeza, ganham alimentação extra, mesmo que de vez em quando. Assim é muito importante que haja esse controle em relação a sua dentição.
No caso dos animais maiores, aqueles que geralmente vivem mais na parte de fora das casas, mesmo vivendo mais distante dos humanos e das crianças, o risco de cárie ou do tártaro é quase o mesmo pois eles muitas vezes se alimentam com restos ou sobras de comidas. "Muitas famílias alimentam seus animais com restos de comida, isso com certeza prejudica a dentição de seu amigo caso não seja feito uma escovação constante no animal", afirma o veterinário.
Além dos cuidados mais básicos com seu pet, em relação a sua dentição, existem atualmente clínicas especializadas em ortodontia animal. Isso significa que já é possível concertar defeitos estéticos na dentição de seu animal. "Aparelhos dentários já possíveis para seu cão", explica. Mas ainda de acordo com Molina, esse tipo de aparelho ainda é muito caro e geralmente é usado em animais de exposição que precisam ter uma dentição correta para ganhar ponto nos concursos.